cover
Tocando Agora:

Após afastamento do presidente, governo do DF diz que BRB mantém capacidade plena com total segurança

Agentes da Polícia Federal deixam sede do BRB após operação contra o Banco Master Após o afastamento do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henri...

Após afastamento do presidente, governo do DF diz que BRB mantém capacidade plena com total segurança
Após afastamento do presidente, governo do DF diz que BRB mantém capacidade plena com total segurança (Foto: Reprodução)

Agentes da Polícia Federal deixam sede do BRB após operação contra o Banco Master Após o afastamento do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, o governo do Distrito Federal disse que o banco "mantém sua capacidade plena de operação, com total segurança administrativa e financeira". A manifestação aconteceu através de uma nota, publicada na manhã desta terça-feira (18), horas após o afastamento do presidente. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. 🔎 O BRB é uma empresa de economia mista, de capital aberto, e o acionista majoritário é o governo do Distrito Federal (71,92%). O governo do DF também destacou a indicação de Celso Eloi de Souza Cavalhero para a presidência do banco. Ibaneis Rocha, governador do DF, disse para a TV Globo que Celso Eloi foi escolhido para assumir o BRB em caráter definitivo. Paulo Henrique Costa foi afastado por determinação da Justiça. A medida ocorre no âmbito de uma operação da Polícia Federal, que investiga o BRB e o Banco Master por venda de títulos de crédito falsos. "Medidas internas adicionais serão adotadas para reforçar os mecanismos de governança, compliance e controle interno", disse o governo do DF na nota. O governo também reforçou que todas as rotinas bancárias, sistemas internos, serviços aos clientes, contratos vigentes, operações de crédito e compromissos institucionais seguem em funcionamento regular. "Não há qualquer impacto estrutural na liquidez, na solvência ou na continuidade operacional da instituição", falou. LEIA TAMBÉM: BRB injetou R$ 16,7 bilhões no Banco Master entre 2024 e 2025; MP vê indícios de gestão fraudulenta Relembre a tentativa do BRB de comprar o Banco Master Sede do Banco de Brasília (BRB), na capital TV Globo Dono do Master preso A Polícia Federal prendeu Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, nesta segunda-feira (17) no aeroporto de Guarulhos. Ele estava tentando fugir do país em um avião particular para Malta, país na Europa. Vorcaro foi alvo de uma operação que mira a venda de títulos de crédito falsos. PF prende Daniel Vorcaro, dono do Banco Master 🔎 A investigação aponta que o Master emitia CDBs com a promessa de pagar ao cliente até 40% acima da taxa básica do mercado. No entanto, esse retorno era irreal. Segundo a PF, o esquema pode ter movimentado R$ 12 bilhões. Após ser preso, Vorcaro foi levado para a Superintendência da PF em São Paulo. Presidente do BRB afastado Presidente do BRB, Paulo Henrique Costa Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília Já o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, foi afastado de seu cargo. Segundo o banco, o afastamento tem duração de 60 dias. Paulo Henrique está nos Estados Unidos, segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Ibaneis também disse que vai indicar Celso Eloi de Souza Cavalhero para assumir a presidência do BRB. Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.