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Comércio aquece para Black Friday no DF, mas número de reclamações dobra em cinco anos

Houve um aumento de 13,2% nos participantes da promoção. Mas, em 2023, número de denúncias no portal da Secretaria Nacional do Consumidor chegou a 6.085. Ca...

Comércio aquece para Black Friday no DF, mas número de reclamações dobra em cinco anos
Comércio aquece para Black Friday no DF, mas número de reclamações dobra em cinco anos (Foto: Reprodução)

Houve um aumento de 13,2% nos participantes da promoção. Mas, em 2023, número de denúncias no portal da Secretaria Nacional do Consumidor chegou a 6.085. Casal carrega sacolas de compras em imagem de arquivo Freepick Casal carrega sacolas de compras, em imagem de arquivo Freepick O final de novembro se aproxima e, com ele, a tão aguardada época de Black Friday, quando ocorrem grandes promoções no varejo mundial. A data será comemorada no dia 29 de novembro no Brasil. No Distrito Federal, a expectativa é de uma movimentação de até R$ 155 milhões, segundo o Instituto Fecomércio-DF. Uma pesquisa aponta um aumento de 13,2% no número de lojistas que aderiram às promoções – passou de 84,2%, em 2023, para 95% dos comerciantes neste ano. No entanto, por outro lado, é preciso ficar atento: as denúncias de fraudes dobraram no mês de novembro dos últimos cinco anos, segundo dados da Secretaria Nacional do Consumidor. 🛍️Em 2023, número de denúncias no portal da Secretaria Nacional do Consumidor chegou a 6.085 (saiba mais abaixo). Como aproveitar as promoções sem se enrolar❓ A data responsável por movimentar o mercado financeiro mundial ficou conhecida como o maior dia de compras a partir dos anos 2000. A estratégia foi implementada pela primeira vez no Brasil em 2010. Por ser uma época em que há mais movimento de compras, principalmente no que se refere a aquisições online, o período se torna também um momento para golpes e propagandas enganosas, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Dados levantados por meio da plataforma consumidor.gov.br mostram um aumento de mais de 107% no número de reclamações no mês de novembro nos últimos cinco anos. Em 2019, foram registradas 2.928 reclamações, já em 2023, o número foi de 6.085 (veja gráfico acima). A plataforma é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, e age em conjunto com o Procon , a Defensoria e o Ministério Público. Ao g1, o diretor da Senacon Vitor Hugo Ferreira explicou que o consumidor deve se cercar ao máximo de informações. Para ele, a internet deve ser usada como aliado do cliente no momento da compra, seja online ou presencial. Ele ressalta que o principal ambiente de fraudes na Black Friday é a internet. Segundo Ferreira, o aumento de compras online no Brasil justifica a alta nos números, uma vez que o consumidor não consegue averiguar pessoalmente a qualidade do produto e também atestar a existência dele. "O consumidor fica mais vulnerável a golpes e fraudes quando compra online. Por isso, qualquer suspeita de práticas abusivas devem ser denunciadas. Precisamos dessas informações para monitorar o mercado de consumo, e assim, elaborarmos políticas publicas eficazes direcionadas ao consumidor", diz o diretor da Senacon. Confira as principais reclamações no mês de novembro Atraso na devolução de vendas, oferta não cumprida e cobrança indevida, estas foram as principais reclamações registradas na plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor nos últimos três anos. 🔎 59% das denúncias foram realizadas por mulheres. De 2019 a 2023, 15.880 reclamações foram registradas no mês de novembro no portal. Mais de 90% dos consumidores procuraram a empresa antes de registrar a denúncia, mas não conseguiram resolver o problema. Dicas para as compras Confira oito orientações listadas pela Secretaria Nacional do Consumidor para não cair em golpes durante a Black Friday: Verifique a reputação da loja, especialmente em sites de reclamação e nos canais oficiais de consumidores; Compare os preços com antecedência para avaliar se os descontos oferecidos são reais; Desconfie de promoções exageradas e ofertas que parecem boas demais para ser verdade; Prefira fazer compras em sites e estabelecimentos conhecidos e com boa reputação; Leia atentamente as políticas de devolução e de reembolso antes de confirmar a compra. Onde reclamar❓ Os órgãos que monitoram o consumo aconselham o cliente a reunir o máximo de informações sobre a compra e procura o atendimento operacional das próprias empresas. Caso não resolva o problema, a alternativa é registrar uma denúncia. Confira os canais onde denunciar: Secretaria Nacional do Consumidor: esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada. As empresas devem responder as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias. Clique aqui para acessar; Procon-DF: O consumidor pode acessar o sistema via peticionamento eletrônico, em que deve clicar no ícone "novo peticionamento", o acesso é feito pelo gov.br. Reclame aqui: Além das ferramentas governamentais, o consumidor também pode procurar a plataforma Reclame aqui. Leia outras notícias da região no g1 DF.